blog

13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

29

set

13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Eventos Tecnologia

A 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) começa dia 19 de outubro com a perspectiva de atrair um público superior a 15 mil pessoas. Até dia 22 do mesmo mês, estudantes, pesquisadores, inventores e curiosos irão percorrer a megaestrutura montada nas instalações do Senai Cimatec que, pelo segundo ano consecutivo, abriga o grande evento, com doze horas diárias de programação. O evento é realizado, a nível nacional, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), desde 2004, e a Bahia sempre participou, por meio da atuação da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

A gama de atrações da Semana, que, em 2016, traz o tema ‘Ciência Alimentando o Brasil’ é bastante variada. Os visitantes poderão conferir estandes, o Maker Space – local em que haverá exposição de equipamentos de laboratório e de prototipagem -, uma Praça da Ciência, com oito brinquedos lúdico-científicos, montada, especialmente, para a SNCT. Na programação, consta, ainda, a visita guiadas aos laboratórios ultramodernos do Senai Cimatec. Dentre os expositores estão universidades, multinacionais, empresas dos ramos alimentício e tecnológico e órgãos governamentais, a exemplo da Universidade do Estado da Bahia, Centro Universitário Jorge Amado, faculdades Área 1 e Ruy Barbosa, Chocolate de Origem.

Entidades como a Marinha, Departamento de Polícia Técnica (DPT), e o Batalhão de Operações Especiais da Bahia (Bope) prometem ofertar uma experiência diferenciada aos visitantes. A Marinha vai mostrar a manobra de um navio de guerra, por meio do simulador de navegação SIM CIAGA. Já o DPT vai montar uma cena de crime e permitir que o público lide com dispositivos ligados à análise de DNA e impressões digitais, a exemplo das luzes forenses, muito vistas em séries policiais. O Bope, por sua vez, vai exibir o veículo utilizado pela Companhia Antibomba, além de robôs antibomba e máquinas de Raio X portáteis.

Ciclo de Palestras
Uma atração à parte é o Ciclo de Palestras, que reúne oito painéis, e é fruto de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA). O grupo de painelistas, 30 ao todo, é bem diverso e acumula grande experiência e importantes feitos nas respectivas áreas de atuação. As temáticas do Ciclo de Palestras: A sua empresa é uma start up?; Embalagens Criativas; Alimentos inovadores; Como vender comida na internet; Energia renovável para o seu negócio; Agroindústria e agricultura familiar; Economia Colaborativa e, por fim, Quem Inova tem Financiamento.

Quem quiser participar deve se inscrever através do http://www.secti.ba.gov.br/snct/site/palestras.

Nos dias de Ciclo (quarta e quinta-feiras – 19 e 20 de outubro), também será possível se registrar e participar das palestras.



Os comentários estão desativados.