blog

Entrega do prêmio Mulheres nas Ciências acontece no Museu de Arte da Bahia

29

mar

Entrega do prêmio Mulheres nas Ciências acontece no Museu de Arte da Bahia

Ciências Eventos Mulheres

Seis pesquisadoras e jovens cientistas que se destacam nas áreas de Ciências Exatas, da Terra, Biológicas e Engenharias serão reconhecidas e homenageadas na entrega do Prêmio Bahia pela Diversidade – Edição Mulheres nas Ciências. A premiação, aberta ao público, acontecerá no dia 30/03 (quinta-feira), no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, às 15h. O edital é resultado da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

As vencedoras foram escolhidas por meio de consulta pública, realizada através do site da Fapesb, e receberão, além do troféu, valores que variam de R$ 5 mil a R$ 15 mil. O objetivo da iniciativa é reconhecer o trabalho de excelência realizado por pesquisadoras e cientistas que prestam relevante contribuição ao desenvolvimento do estado da Bahia, e o trabalho de mulheres responsáveis por projetos e trajetória atual que indiquem potencial de contribuição para sua área de atuação.

“Infelizmente, nas áreas contempladas pelo edital, as mulheres ainda são pouco reconhecidas. Na Bahia, temos grandes e importantes pesquisadoras, que precisamos premiar por suas contribuições à ciência no estado. A proposta do edital é mudar esse cenário, contribuir para que as mulheres sejam reconhecidas em todas as áreas do conhecimento”, afirma o diretor-presidente da Fapesb, Eduardo Almeida.

A secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Julieta Palmeira destaca que a  premiação com o recorte de “Mulheres na Ciência” é um impulso para promover a presença feminina nos vários espaços da sociedade. “O Brasil é o segundo país em participação feminina na ciência mas, esse protagonismo não é muitas vezes visibilizado e reconhecido. Essa premiação é um começo para valorizar e ampliar a presença feminina na pesquisa e geração de conhecimento. Estamos contentes em dar esse ponta pé inicial junto com órgãos parceiros, beneficiando baianas que fazem a diferença e contribuem para a superação da desigualdade de gênero”, reiterou.

Para a superintendente de Inovação da Secti, Acácia Pinho, a participação de mulheres é fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico de uma nação, reconhecendo a contribuição “de brilhantes mulheres cientistas, me permito homenagear a todas do passado e presente na ganhadora de dois prêmios Nobel, Marie Curie”, concluiu.

mab-museu-arte-bahia

SERVIÇO
Cerimônia de premiação – edital Bahia pela Diversidade – Mulheres nas Ciências

Dia 30/03 (quinta-feira) às 15h
Museu de Arte da Bahia (MAB)- End.: Av. Sete de Setembro, 2340, Corredor da Vitória – Salvador (BA)
Aberto ao público.

Por  Comunicação Fapesb



Os comentários estão desativados.