blog

Google Street View agora permite explorar a Estação Espacial Internacional

21

jul

Google Street View agora permite explorar a Estação Espacial Internacional

Google Street View

Os internautas poderão explorar o interior da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) no Google Street VieW. É primeira vez que as imagens do Street View foram capturadas fora do planeta Terra.

Thomas Pesquet, astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA), passou seis meses a bordo da estação como engenheiro de voo. Foi ele o responsável pela captura de imagens em gravidade zero. Pesquet retornou à Terra em junho deste ano.

“Nos seis meses que passei na Estação Espacial Internacional, foi difícil encontrar palavras ou tirar uma foto que transmitisse com precisão o sentimento de estar no espaço”, escreveu o astronauta em post do Google.

Para capturar as imagens, a equipe do Google trabalhou com a NASA no Johnson Space Center, em Houston, no Texas, e no Marshall Space Flight Center, em Huntsville, no Alabama, para projetar um método sem gravidade capaz de capturar as imagens usando câmeras DSLR e equipamentos já disponíveis na ISS.

“Com isso, eu consegui coletar as fotos do espaço, que foram então enviadas à Terra e, depois, combinadas para criar imagens panorâmicas de 360 graus da ISS”, explica Pesquet.

Pequenas legendas às imagens oferecem informações adicionais ou fatos divertidos sobre como os astronautas da ISS se mantém fisicamente em forma, que tipo de comida comem e onde fazem as experiências científicas.

Há 16 anos, os astronautas trabalham e vivem na ISS, uma estrutura composta por 15 módulos conectados que flutuam a mais de 400 km acima da Terra. A ISS funciona como base para a exploração espacial — possíveis futuras missões na Lua, em Marte e asteróides — e nos dá uma perspectiva única da própria Terra. Podemos coletar dados sobre os oceanos, a atmosfera e a superfície terrestre.

 

Para explorar a Estação Espacial, acesse  aqui.

 



Os comentários estão desativados.