blog

YouTube Kids desembarca no Brasil

01

jul

YouTube Kids desembarca no Brasil

Novidades

Como alguém que passou toda sua carreira trabalhando com conteúdo educacional para crianças, sempre tive um lugar reservado em meu coração para produções dedicadas à família e adoro ver meus canais favoritos no YouTube.

Atualmente, sou um pai de primeira viagem e conteúdo para crianças ganhou um significado totalmente novo em minha vida. Meu filho tem somente um ano e não consigo aguentar a ansiedade para descobrir quais serão seus interesses e curiosidades. Será que ele vai amar robôs e astronomia? Para quais questões ele vai procurar as respostas? O quê ele vai querer aprender ou criar?

Para o meu filho e também para milhões de outras crianças e famílias, fico feliz em compartilhar que hoje estamos lançando o app do YouTube Kids no Brasil. O app foi construído desde o princípio com as famílias e as crianças em mente, tornando a experiência de encontrar vídeos mais fácil e divertida.

Em seu primeiro ano, o YouTube Kids foi baixado mais de 10 milhões de vezes por famílias que o avaliaram como um dos melhores apps disponíveis para crianças. Essa versão do YouTube Kids, pela primeira vez lançada em português, coloca o conteúdo que tanto amamos no Brasil em destaque. São vídeos de criadores como Turma da Mônica, Patati Patatá, Vila Sésamo, Galinha Pintadinha, Manual do Mundo, Bob Zoom, Show da Luna, Ticolicos e muitos outros. Esse é nosso primeiro passo em reimaginar a experiência do YouTube para as famílias e agora está disponível gratuitamente na loja do Google Play e App Store.

Conheça alguns recursos do app:

Design lúdico

Seu filho de 4 anos pode já ser um expert em telas sensíveis ao toque, mas o design do aplicativo torna ainda mais fácil a descoberta de um vídeo do Manual do Mundo que responda àquelas dúvidas fundamentais: Por que o céu é azul? Com imagens maiores e ícones reforçados, fica fácil para que os dedinhos dos pequenos naveguem. Também incluímos uma busca por voz, para que seu filho encontre o que procura mesmo que ainda não soletre ou escreva.

Conteúdo focado nas famílias

Desenvolvemos o YouTube Kids para ser a experiência ideal do YouTube para as famílias, permitindo que as crianças explorem sua imaginação e curiosidade. É possível navegar por conteúdo de canais e playlists em quatro categorias: Séries, Música, Aprender e Explorar. Pesquise conteúdos de interesse da família, seja um tutorial de como desenhar um dinossauro, aprender algo com a turma da Vila Sésamo ou ainda ver os vídeos favoritos da Turma da Mônica ou Caillou.

Controles dos pais

Incluímos no app recursos que ajudam os pais na hora de controlar a experiência para suas famílias.

  • Aprenda como o app funciona: quando os pais abrem pela primeira vez o YouTube Kids, eles aprendem como nosso sistema recomenda conteúdo e também como podem denunciar um conteúdo impróprio. Sempre buscamos oferecer conteúdos adequados para as famílias, mas nenhum sistema é perfeito. Se você encontrar qualquer vídeo que considere inadequado, pedimos que o denuncie. Isso ajuda a tornar o YouTube Kids melhor para todos.
  • Configurações de busca: vamos pedir para você escolher o quão livremente seu filho poderá explorar o conteúdo. Ative a busca para acessar milhões de vídeos ideais para as famílias, ou então desative a busca para manter um ambiente mais limitado. Em todos os casos, os pais decidem qual a melhor forma de navegar.
  • Timer: deixe que o próprio aplicativo limite o tempo das crianças. O app avisa a criança que o tempo dela acabou e encerra a atividade.
  • Configurações de som: para te ajudar a ter tranquilidade, o app conta com a opção de desativar a música de fundo e os efeitos sonoros de clique e navegação.
  • Senha: os pais têm a opção de criar sua própria senha para o aplicativo, necessária para acessar as configurações do YouTube Kids.
  • Experiência sem login: o YouTube Kids funciona sem a necessidade de login e sem estar atrelado a uma conta. Também removemos as funcionalidades típicas de uma experiência autenticada, como upload de vídeos, compartilhamento etc.
  • Para a idade certa: quando os pais abrem o YouTube Kids pela primeira vez podem escolher entre três diferentes grupos de idade (pré-escolar, escolar ou todas as crianças), alterando a tela inicial com vídeos dentro dos interesses de cada fase das crianças.

Outra função interessante são os vídeos em 360°. Seja para explorar o oceano ou mesmo a superfície de Marte, as famílias podem aproveitar uma experiência imersiva. Basta mover o smartphone ou tablet para se transportar para um novo mundo. Para garantir que as famílias tenham uma experiência enriquecedora, também com vídeos que auxiliem no desenvolvimento dos filhos, o YouTube Kids terá playlists com curadoria de parceiros importantes, como a Fundação Lemann. E para deixar a experiência ainda mais completa, o YouTube Kids pode transmitir o conteúdo para uma TV usando Chromecast, Apple TV ou videogames compatíveis.

Estamos felizes em trazer o YouTube Kids ao Brasil e ansiosos em contribuir com uma experiência mais adequada para as famílias.

Por Antoine Torres, pai de primeira viagem e diretor do YouTube Kids para a América Latina.



Os comentários estão desativados.