blog

CES 2020: Google Assistente ainda mais útil e prático, todos os dias

09

jan

CES 2020: Google Assistente ainda mais útil e prático, todos os dias

Google

O Google Assistente está disponível em mais de 90 países e ajuda, todos os meses, mais de 500 milhões de pessoas a realizar tarefas através de speakers inteligentes, Smart Displays, celulares, TVs, carros e muito mais. Durante a CES deste ano, anunciamos novos recursos que tornam o Assistente ainda mais útil no seu dia a dia, seja em casa, no carro ou em seu smartphone e estamos muito empolgados com isso.
Uma casa que te ajuda
Temos trabalhado muito para tornar ainda mais fácil a configuração de aparelhos inteligentes com o Google Assistente, e continuaremos investindo para que a experiência se torne cada vez mais rápida e para que você encontre, com muito mais facilidade, dispositivos usando o seu celular. Quando você configurar um aparelho inteligente através do aplicativo do fabricante em seu celular Android, irá receber uma notificação ou visualizará um “botão de sugestão” ao abrir o app Google Home, sugerindo que você conecte o dispositivo ao Assistente. Dessa forma, você poderá completar a configuração de forma bem mais rápida e simples, com apenas alguns cliques, sem precisar inserir novamente suas informações da conta Google.

Também queremos ter dar um controle bem mais detalhado sobre os aparelhos inteligentes que existem em sua casa. Até o final deste ano, você terá acesso a um novo recurso, chamado Scheduled Actions (ações agendadas) e, com ele será possível pedir que o Google Assistente ligue ou desligue um aparelho compatível, sempre que você quiser. Por exemplo, você pode dizer “Ok Google, ligue a cafeteira às 6 da manhã”. Você ainda poderá controlar mais de vinte novos dispositivos a partir do aplicativo Google Home, incluindo ar condicionado, purificadores de ar, banheiras inteligentes, cafeteiras, aspiradores de pó e muito mais – tudo a partir de um único lugar.

Agora neste ano, você também encontrará mais dispositivos compatíveis com o Google Assistente, produzidos por grandes marcas como a fechadura digital August Smart Locks; roteadores Wi-Fi Telus; lava-roupas GE Ultrafresh com porta frontal; chuveiro MOEN; câmera externa D-Link com wifi; VIAROOM Smart; Somfy TaHoma Hub; abajur de mesa Yeelight Staria e controle para porta de garagem MerossSmart. Para uma experiência ainda mais imersiva e divertida na hora de assistir a um filme, você ainda pode pedir para que o Assistente ative o Philips Hue HDMI Sync Box para sincronizar as luzes com a sua smart TV. Esse recurso será lançado no final do primeiro semestre.

Acesse a Google Store para conferir milhares de aparelhos compatíveis com o Google Assistente disponíveis para a sua casa – de sistemas de iluminação a câmeras de segurança.

Criado para famílias
Speaker inteligentes e Smart Displays são ótimas ferramentas para ajudar as pessoas a se comunicar e se manter informadas. Este ano, uma das nossas prioridades é garantir que o Assistente facilite essa comunicação e contribua para manter a sua casa organizada e conectada.

Em breve, o recurso de recados digitais vai te ajudar a limpar toda a papelada que costuma ficar espalhada pelos cômodos da casa. Esse recurso estabelece um ponto central para todos os recados, criando post-its digitais que aparecem nas telas inteligentes. Qualquer pessoa da casa pode criar e visualizar os recados, sem ter de fazer login na conta. Um exemplo: antes de sair de casa, você pode deixar um recado para os demais moradores avisando que já deu a ração do cachorro. Basta dizer: “Ok, Google, crie um recado dizendo que já dei ração para o Max hoje”.
Você também pode inserir os contatos mais importantes numa lista de discagem rápida que ficará disponível para todos na casa. Dessa forma, qualquer pessoa pode fazer telefonemas de forma rápida e simples, usando os speakers e os Smart Displays compatíveis com o Google Assistente. Depois de de configurar, basta dizer “Ok, Google, ligue para a Renata” ou digitar o nome da Renata na lista de contatos da tela. Ambos os recursos estarão disponíveis até o final do ano.

Avanços na tecnologia de reconhecimento de fala
Um dos pontos fortes do Google Assistente é sua capacidade de aproveitar os avanços realizados pelo Google na área de compreensão da linguagem escrita e falada, que ajudam a criar recursos cada vez mais úteis no seu celular. Hoje, durante a CES, apresentamos a prévia de uma nova experiência que permite a leitura de conteúdos longos, em voz alta e de forma natural. Ao contrário dos leitores tradicionais, esta experiência se baseia em novos conjuntos de vozes, e por isso é capaz de produzir um discurso que soa muito mais natural. Com isso, fica mais fácil e agradável ouvir a leitura por mais tempo. Isso pode ser útil para várias finalidades e um dos recursos que estamos explorando é a leitura em voz alta de páginas da internet que tenha um conteúdo muito extenso, como reportagens, artigos de blogs ou contos diretamente em seu celular. Com seu dispositivo Android em mãos, diga “Ok, Google, leia este texto” ou “Ok, Google, leia esta página” assim que visualizar o conteúdo que deseja. O texto poderá ser traduzido em 42 idiomas, incluindo hindi, alemão e espanhol. Também estamos trabalhando para incluir a rolagem automática de página e a possibilidade de destacar trechos do texto enquanto ele é lido em voz alta.

Um dos lançamentos mais populares do ano passado foi o modo intérprete, recurso permite fazer traduções em tempo real a partir de seu celular, Smart Display ou speaker inteligente. Com ele, é possível que as pessoas conversem normalmente entre si, mesmo que não falem a mesma língua. A partir de hoje, empresas de todo o mundo poderão oferecer o modo intérprete para seus convidados, graças a nossos parceiros Volara e SONIFI. Ainda dentro desta nova solução, estamos ampliando a tecnologia para que ela chegue a mais hotéis, aeroportos, ginásios e estádios esportivos e organizações de ajuda humanitária.

Respeito à privacidade
Seguindo com nosso compromisso com a privacidade, o Google Assistente foi desenhado para manter suas informações sempre seguras e confidenciais. Um exemplo disto é que projetamos o Assistente para aguardar em modo espera até ser ativado quando você disser “Ok Google”. Enquanto estiver em modo espera, o Assistente não envia, nem para o Google e nem para ninguém, qualquer coisa que seja dita. Por padrão, não guardamos suas gravações e áudios, e você é quem decide se deseja que o Google salve essas gravações. Caso opte por salvar, o Google irá usá-las somente para aprimorar os produtos de áudio e reconhecimento de voz.
Agora está mais fácil do que nunca usar os controles de privacidade do Google, contando com uma ajudinha do Assistente. Você pode, por exemplo, perguntar “Como vocês garantem a privacidade das minhas informações?” para obter respostas para as perguntas mais comuns sobre privacidade e segurança. Com um simples comando de voz, você deletar suas atividades no Assistente da sua conta Google dizendo “Ok, Google, apague tudo o que eu disse esta semana”.

Durante a CES, acrescentamos ainda, dois novos comandos de voz para facilitar ainda mais o controle da privacidade do usuário. Um deles é o comando “Ok, Google, eu não estava falando com você”. Assim, o Google Assistente esquecerá o que ouviu caso tenha sido ativado sem querer. Você também pode perguntar “Ok, Google, você está salvando meus dados de áudio?” para obter informações sobre controles de privacidade e ir direto para a tela de configurações, caso queira alterar suas preferências.

Em breve o Assistente chegará a mais televisões, alto-falantes e carros
O Google Assistente já está disponível em mais de um bilhão de aparelhos – e continuamos ampliando essa oferta. Em breve, o Assistente chegará a ainda mais Smart Displays, speakers, fones e caixas de som inteligentes, produzidos por marcas como Acer, Aftershokz Anker Innovations, Belkin, Cleer, Harman Kardon, Konka, JBL, Lenovo, Philips, Seiki e LG.

Como as televisões são as maiores e mais frequentes telas utilizadas para assistir a conteúdos em casa, elas são um ponto importante de uso do Google Assistente. Nós atualizamos o Android TV tornar muito mais fácil a vida dos fabricantes na hora de embutir microfones de maior alcance nas telas – começando com os novos modelos das marcas Hisense e TCL, nos Estados Unidos. Com isso, as telas passam a funcionar como qualquer speaker compatível com o Assistente. Mesmo que a televisão esteja desligada, ou caso você não encontre o controle remoto, basta usar o Assistente para acessar conteúdos e entretenimento, pedir respostas e controlar a TV por comandos de voz. O Google Assistente também estará disponível nas novas Smart TVs Samsung com comando de voz, que serão lançadas este ano.

Com o Google Assistente dentro dos carros selecionados com o sistema operacional Android Auto e todos os demais compatíveis, você pode otimizar e simplificar todas as viagens para aproveitar ao máximo seu tempo no carro. No ano passado, a Volvo Cars anunciou que seu primeiro modelo elétrico – o Volvo XC40 Recharge – passaria a contar com um novo sistema de entretenimento e informação, baseado na tecnologia Android e com o Assistente já saindo original de fábrica. A BMW também anunciou suporte para Android Auto sem fio.

Isso é apenas uma prévia do que os usuários podem esperar do Google Assistente este ano e continuaremos trabalhando para que ele fique cada vez mais útil e fácil de usar, todos os dias.

Por: Manuel Bronstein, Vice-Presidente de Produto para o Google Assistente



Os comentários estão desativados.