
17
maioCuide da sua segurança online no Dia Mundial da Internet
Você sabia que hoje, dia 17 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Internet? Celebrada desde 2006, a data promove a inclusão digital e nos faz lembrar de todas as coisas boas que a rede nos oferece, como infinitas possibilidades para explorar, criar e colaborar. Aproveitar essas oportunidades, no entanto, demanda cuidados de cada um de nós, afinal, manter a web segura é uma responsabilidade compartilhada entre todos.
No Google, trabalhamos constantemente para proteger as informações dos usuários e mantê-las seguras. Sabemos que uma parte importante desse trabalho é ensinar as pessoas a cuidar de seus dados. Por isso, lançamos hoje a campanha educativa #WebSemRiscos, com cinco vídeos cheios de dicas sobre segurança online, mostrando atitudes simples que podemos tomar para ficar mais protegidos na web e também cuidar da segurança dos nossos familiares.
Você sabe como se proteger de ataques de hackers e roubo de identidade? Ou como evitar que seus filhos vejam conteúdo inapropriado na web? Não? Então, assista aos vídeos e celebre uma internet mais segura com a gente:
O que fazer se esquecer sua senha: o Google oferece várias opções para você redefinir a senha da sua conta. Não corra o risco de perder informações e arquivos importantes, faça as configurações antes que algo aconteça.
Verificação em 2 etapas: esse recurso proporciona uma camada extra de segurança a suas contas, pois combina uma informação que você tem (sua senha) com algo que você possui (seu celular). Descubra como funciona.
3 dicas para detectar malware: seu computador está mais lento? Há pop-ups estranhos aparecendo na sua tela? A página inicial do seu navegador está com uma aparência estranha? Pode ser um malware. Confira como detectar essa ameaça.
Como manter sua família segura online: conheça as ferramentas que a busca do Google, o YouTube, o navegador Chrome e os dispositivos Android disponibilizam para proteger sua família contra conteúdos indesejáveis. Saiba como funciona o SafeSearch, o Modo Restrito e a configuração de usuários supervisionados e perfis restritos.
Como evitar ataques de engenharia social: nesse tipo de ataque, também conhecido com phishing, alguém tenta induzir você a fazer algo perigoso, como o download de um software malicioso ou então compartilhar informações pessoais como login, senha e número do cartão de crédito. Veja como não cair nessa!
Incorpore as lições dos vídeos no seu dia a dia e ajude a criar uma #WebSemRiscos. Para saber mais, acesse nossa Central de Segurança em g.co/CentralDeSeguranca.
Por Roberto Gutierrez, diretor de políticas de segurança para a América Latina
Compartilhe o artigo